Para os sul-mato-grossenses ela é o par perfeito do churrasco. No guisado, no escondidinho ou mesmo frita, ela se sai muito bem. Além de todas as possibilidades de receitas com a mandioca, estamos falando de uma planta 100% aproveitada: do tubérculo às folhas. O processamento deste produto é ensinado em curso gratuito oferecido pelo Senar Mato Grosso do Sul e tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (19).

Esta é uma das capacitações recomendadas para horticultores que produzem mandioca e queiram entrar no ramo da agroindústria. “O beneficiamento da mandioca agrega valor a raiz tanto para utilização ...

Continuar leitura: Notícias Agrícolas

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, reafirmou nesta quarta-feira o objetivo do governo federal de leiloar a concessão dos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) em 2022.

"Vamos fazer a 7ª rodada de leilão de aeroportos neste ano, incluindo Congonhas e Santos Dumont", disse Freitas durante uma conferência online sobre infraestrutura promovida pela agência de risco Fitch.

A declaração vem em meio à oposição de autoridades da cidade e do Estado do Rio de Janeiro ao modelo atual de concessão do terminal ...

Continuar leitura: Notícias Agrícolas

A produção média de petróleo do Brasil em dezembro somou 2,84 milhões de barris por dia (bpd), alta de 4% ante o mesmo mês de 2020, apontaram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta quarta-feira.

A produção média de gás natural do país, por sua vez, foi de 132,23 milhões de metros cúbicos por dia no último mês de 2021, também uma alta de 4% na mesma comparação.

Continuar leitura: Notícias Agrícolas

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, advertiu sobre a ideia "enganosa" de que a Ômicron é menos agressiva.  Ao fazer um balanço da evolução da pandemia, durante entrevista em Genebra, na Suíça, ele afirmou que a variante continua a varrer o planeta. "Não se enganem, a Ômicron causa hospitalizações e mortes, e mesmo os casos menos graves estão sobrecarregando as unidades de saúde" com números diários que atingem novos recordes na Europa.

A OMS prevê a possibilidade de outras variantes surgirem, provenientes ...

Continuar leitura: Notícias Agrícolas

O Governo do Paraná enviou nesta terça-feira (18) ofício (confira ) à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, com uma série de sugestões para minimizar a situação dos agricultores paranaenses prejudicados pela crise hídrica. O documento propõe ações referentes a crédito rural, seguro rural e Proagro, além da distribuição de sementes para os que não têm condições de adquirir e produzir nova safra.

O documento, assinado pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, é resultado de trabalho conjunto com o Instituto ...

Continuar leitura: Notícias Agrícolas

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul) divulgou seu Boletim Semanal da Casa Rural apontado que o preço médio da saca de milho no estado subiu durante a segunda semana do ano.

Entre os dias 10 e 17 de janeiro, a saca do cereal no Mato Grosso do Sul passou de R$ 82,88 para R$ 83,88 uma elevação semanal de 1,21%.

“Os possíveis fatores que explicam essa ligeira alta dos preços do milho, é a retenção do produto por parte dos vendedores que esperam preços melhores e ...

Continuar leitura: Notícias Agrícolas

Os principais índices de Wall Street abrem em alta quarta-feira com balanços animados de uma série de empresas compensando a divulgação de início nesta quarta-feira da temporada de divulgação de grandes novidades do trimestre, enquanto de companhias de tecnologia também voltavam à tona.

Às 11h44 (de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,29%, a 35.470,28 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 0,63%, a 14.598,57 pontos.

O S&P 500 abriu em alta de 0,24%, a 4.588,03 pontos.

Continuar leitura: Notícias Agrícolas

O óleo acompanha a alta sequente do petróleo - commodity que dá continuidade aos ganhos depois de ontem ter alcançado suas máximas em sete anos - eo farelo corrige as baixas da sessão anterior, que foram de mais de 3%. As altas fortes no trigo também contribuem e, no mesmo momento, oscilavam entre 11 e 13,25 pontos, bem como o avanço do óleo de palma na Malásia e na China. 

De acordo com analistas ouvidos pela Reuters Internacional, a demanda maior por commodities agrícolas tem sido um suporte importante para as cotaçõ...

Continuar leitura: Notícias Agrícolas

O consumo nacional de energia elétrica encerrou 2021 com crescimento de 4,1% em relação ao ano anterior, alcançando 64.736 megawatts (MW) médios, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Para a instituição, o desempenho do consumo reflete a retomada da atividade econômica, que foi fortemente afetada pela pandemia de Covid-19 em 2020, sobretudo ao longo do primeiro semestre.

“Retornamos ao ritmo habitual de crescimento do mercado de energia, o que nos mostra que a atividade econômica do país também está sendo ...

Continuar leitura: Notícias Agrícolas

A inflação em alta no Reino Unido pode prejudicar a demanda, o emprego e, eventualmente, desacelerar o crescimento dos preços, disse o presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, nesta quarta-feira.

"Isso é uma coisa difícil de dizer... mas se você tiver pressão sobre o custo de vida, pressão sobre a renda real, isso tenderá a restringir a demanda na economia... e isso poderia levar a uma abertura no hiato do produto, e isso poderia, é claro, levar a um desemprego mais alto, o que reduziria a inflação", disse ele ao Comitê do ...

Continuar leitura: Notícias Agrícolas